Zaire: Programa do MPLA aposta na formação da juventude
Mbanza Kongo, 03/08 - A formação da juventude angolana nos mais variados domínios, constitui uma das premissas do programa de governo do MPLA para o quadriénio 2009/2012, disse hoje, em Mbanza Kongo, o responsável da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, Simão Paka.
Simão Paka falava durante o acto de apresentação do programa de governo deste partido para a juventude, a massa militante da JMPLA, e para as organizações religiosas locais, organizado pelo Secretariado Provincial da JMPLA.
Dentro da política dirigida à classe juvenil, o político destacou a aprovação, pelo Governo, do programa de concessão de crédito à juventude para garantir o seu auto-sustento e assegurar a diminuição do índice de pobreza.
O programa Angola Jovem, que visa o fomento habitacional para a massa juvenil, o crédito automóvel, a política de emprego que garante a promoção e qualificação de recursos humanos, maioritariamente, jovens e a possibilidade de acesso ao ensino técnico-profissional, foram igualmente realçados por Simão Paka.
Apontou ainda como objectivos do programa, o asseguramento dos serviços de saúde, ocupação útil dos tempos livres e de educação patriótica, promovendo o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural do país.
A promoção da cultura da democracia, justiça social, liberdade, paz e solidariedade com base nos princípios da educação moral e cívica, da participação na vida pública, do humanismo e associativismo da juventude, são objectivos a que o MPLA se compromete alcançar.
O desenvolvimento de programas para a prevenção do HIV/Sida entre a camada juvenil e de outras doenças de transmissão sexual, de gravidez precoce e indesejada, a reinserção social de jovens portadores de deficiências, o combate
às influencias de hábitos e culturas nefastos, entre outros, são tarefas que o MPLA se propõe realizar.
A apresentação do programa do MPLA para a juventude angolana decorreu no centro turístico Kiowa, nos arredores do Zaire, e assistido pelos primeiros secretários
provinciais dessa organização politica, Pedro Sebastião, e da JMPLA, Garcia Vieira, e por cerca de dois mil jovens.
|