Congo: Congresso da UPJ encerra hoje com aprovação de estatutos
Brazzaville, 01/08 (Do enviado especial) - O congresso da União Panafricana da Juventude (UPJ) encerra hoje, sexta-feira, em Brazzaville, com a realização do processo eleitoral e a aprovação do seu novo estatuto.
Essa organização juvenil do continente adquiriu uma nova dinâmica, desde Outubro de 2003, adoptando novos estatutos e mudando de designação, passando de Movimento Panafricano da Juventude (MPJ) para a actual designação: União Panafricana da Juventude (UPJ).
A organização visa, entre outros objectivos, concretizar os ideais e estratégias da União Africana, nomeadamente a paz, a democracia, a unidade, o desenvolvimento sustentável e a integração africana.
Sensibilizar, informar, promover, estimular e coordenar as actividades da juventude africana no âmbito da sua participação no desenvolvimento social, económico e cultural do continente fazem igualmente parte dos objectivos da UPJ.
A organização visa ainda contribuir para o desenvolvimento, reforçar e consolidar o processo democrático em África, realizar e concretizar os objectivos e as aspirações da juventude africana, assim como reforçar a diversidade e consolidar a parceria e a cooperação internacional.
A institucionalização da organização ocorreu em 2006, durante a primeira Conferência dos Ministros Africanos da Juventude, tendo a Carta Africana da Juventude sida adoptada no mesmo ano na Cimeira da União Africana de Julho, que se realizou na Gâmbia.
A Carta Africana da Juventude é um documento que moraliza o movimento associativo juvenil do continente ao constituir uma espécie de compromisso dos Governos africanos a favor do desenvolvimento dos jovens.
O Dia da Juventude Africana celebra-se a 01 de Novembro, sendo que 2008 foi declarado como o "Ano da Juventude Africana", pelos Chefes de Estado africanos.
|