Congo: Angola é o único país com quotas em dia na União Panafricana da Juventude
Brazzaville, 01/08 (Do enviado especial) - A República de Angola foiquinta-feira referenciada como um exemplo a seguir por ser até ao momento o único membro da União Panafricana da Juventude (UPJ) com todas as quotas pagas desde a criação da organização em 2003 na Namíbia.
O facto foi anunciado durante a apresentação dos relatórios financeiros e de actividades da organização relativos aos quatro anos de mandato do actual corpo directivo.
Segundo o actual secretário-geral da organização, o angolano Maquento Sebastião Lopes, a não regularização de quotas tem prejudicado a acção da UPJ, impossibilitando a realização e concretização dos objectivos preconizados após a sua criação.
“A UPJ tem um compromisso que deve honrar, mas a limitação financeira imposta pelo não pagamento de quotas pela maioria dos seus membros obriga a que não se realizem certas actividades ou projectos concebidas pelas estruturas da organização”, avançou.
Além de Angola, os outros países que, apesar de não pagarem tudo, têm alguma quotização paga são a Argélia, Congo, Senegal, África do Sul, Tanzânia, Tunísia, Mali e o Gabão.
Outro aspecto que mereceu referências está relacionado com a falta de cooperação entre os diversos Conselhos Nacionais da Juventude, facto que, segundo Maquento Sebastião Lopes, inviabiliza a acção da UPJ nos Estados membros.
A sessão da tarde de quinta-feira serviu para os membros da organização discutirem o relatório de contas e de actividades, bem como passar em revista o actual estatuto, que pode sofrer algumas alterações, tendo em conta as propostas no sentido da introdução do cargo de presidente, figura que não existe no actual organigrama da organização.
|