Congo: Trabalhos de grupo marca segundo dia do Congresso Panafricano da Juventude
Brazzaville, 31/07 (Do enviado especial) - O segundo dia de trabalhos do Segundo Congresso Ordinário da União Panafricana da Juventude, que acontece desde quarta-feira, em Brazzaville, capital do Congo, ficou marcado pela realização de sessões dos grupos regionais.
Nas sessões, os delegados abordam, entre outros assuntos, a questão do estatuto da União Panafricana da Juventude (UJP), o seu organigrama, tendo em conta que alguns representantes defendem a introdução da figura de Presidente, bem como a referente as candidaturas aos diversos órgãos directivos.
Relativamente a introdução da figura de presidente na estrutura da UPJ, os delegados defendem, no entanto, que os seus poderes fiquem apenas restringidos a dirigir as reuniões, isto é, os congressos e as reuniões do Comité Executivo, cabendo ao secretário-geral a missão de todas as outras questões inerentes ao funcionamento da organização.
Enquanto nada esteja definido neste campo, existindo até agora apenas a figura de secretário-geral, as candidaturas apresentadas são direccionadas a ocupação de cargos de outros órgãos da UPJ, sendo que para o de secretário-geral apenas Angola posicionou-se na frente com o actual responsável da organização Maquento Sebastião Lopes.
A eleição dos novos dirigentes está marcada para a sessão da manhã de sexta-feira, estando reservado para o período da tarde o acto de encerramento.
|