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Economista destaca reposição da linha-férrea Luanda/Malanje

Foto angop
Retomada da ligação ferroviária entre Luanda e Malanje acontece este ano

Luanda, 16/07 - A retomada da ligação ferroviária entre Luanda e a província de Malanje, prevista para este ano, impulsionará a economia nacional, através do aumento das trocas comerciais entre as duas regiões, considerou hoje (quarta-feira), a economista angolana Guilhermina da Silva.

Em entrevista à Angop, a economista acrescentou que a revitalização deste meio de comunicação vai facilitar a transportação de combustíveis e seus derivados, incentivará a abertura de unidades fabris, criando mais postos de trabalho na província de Malanje.

Guilhermina da Silva referiu que a recuperação dessa infra-estrutura estimulará a transportação de bens agrícolas entre as províncias vizinhas do Bengo, Uíge, Huambo e as lundas Sul e Norte a baixo custo, por ser um dos meios de transporte mais barato para o efeito.

A fonte considera que a reposição da linha-férrea vai contribuir para o crescimento económico de Angola, uma vez que motivará o surgimento de novas indústrias pelo país.

Depois de mais de dez anos paralisado, o comboio suburbano voltou a circular entre as estações dos Musseques e de Viana (14 quilómetros), em Maio de 2007.

A chegada deste meio de transporte à província de Malanje está prevista ainda para este ano, aguardando-se pelo término da reabilitação da ferrovia Baia (Luanda)/Malanje, sob responsabilidade do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

O comboio voltou a apitar experimentalmente entre as províncias de Kwanza Norte e Malanje no dia 24 de Junho deste ano, após 16 anos de paralisação, causada pelo conflito armado que assolou o país.

A experiência realizou-se com uma locomotiva do Caminho-de-Ferro de Luanda composta por seis vagões e foi testemunhada pelo governador provincial de Malanje, Cristóvão da Cunha, colaboradores directos e população.

O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) foi inaugurado em 1909 com uma extensão total de 479 quilómetros, incluindo pequenos ramais até Malanje, província onde o comboio escalou pela última vez em Agosto de 1992.

O projecto de recuperação do Caminho-de-Ferro de Luanda decorre desde 2003, sob égide do Governo de Angola.

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