Austrália: Angolanos a caminho de Sidney para encontro com o papa Bento XVI
Foto Angop |
|
|
Delegação de Angola embarca hoje (segunda-feira), para Sidney |
|
Adelaide, 14/07 - A delegação de Angola presente na Austrália desde o passado dia sete de Julho, a fim de participar das Jornadas Mundiais da Juventude Católica embarca hoje (segunda-feira), para Sidney, local que vai albergar o encontro do papa Bento XVI com cerca de cinco mil peregrinos de mais de 100 nações.
A referida comitiva integrada por 43 delegados e encabeçada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude de Angola e São Tomé e bispo do Kwanza Norte, Dom Almeida Canda foi acolhida desde a sua chegada em casas de famílias católicas da cidade de Adelaide, estado do sul
da Austrália, (localizado a 1200 quilómetros de Sidney).
O embarque da delegação está previsto para as 15 horas da Austrália, seis horas da manha em Angola, e a comunidade de Adelaide organizou uma cerimónia para a despedida com os peregrinos no aeroporto.
Durante a sua permanência em Adelaide, os angolanos participaram em várias actividades religiosas, culturais e socio-recreativas programadas pela comunidade local, oportunidade que contribui para a divulgação da cultura
nacional e maior conhecimento das cores da bandeira e da realidade de Angola.
Entre as actividades realizadas destaca-se a participação numa campanha de plantação de árvores, animação de eventos litúrgicos e culturais, visitas a locais turisticos e convivio com as familias locais.
Após uma semana em Adelaide, os peregrinos de Angola partem hoje para Sidney, onde decorrerão as Jornadas Mundiais da Juventude, de 15 a 24 do mês em curso.
Para as presentes Jornadas Mundiais, a igreja católica reservou como tematica central do evento a escritura bíblica tirada do livro dos Actos dos Apóstolos "Ides receber a força do espírito santo que descerá sobre vós e
sereis minhas testemunhas em Jerusalém e até os confins do mundo".
Segundo o programa, com a referida escritura Bento XVI formula o convite de Jesus Cristo aos jovens para serem seus discípulos e levarem a palavra de Deus para aqueles que ainda não a conhecem.
Após Alemanha, em 2005, as presentes jornadas mundiais da Juventude marcarão o segundo encontro do papa Bento XVI com jovens católicos dos cinco continentes, desde a sua ascensão ao pontificado.
|