Chile/Angola: Delegações abordam reforço da cooperação bilateral
Chile, 14/07 (Do enviado especial) – Delegações dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e do Chile passam hoje (segunda-feira), na capital chilena, em revista a cooperação existente entre os dois países.
As conversações, enquadradas na visita oficial do ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, culminarão com a assinatura de três acordos, versando a criação da comissão mista, as trocas comerciais e um acordo geral de cooperação.
O governante, que se encontra desde domingo em Santiago do
Chile, vindo de Montevideu, Uruguai, está a efectuar um périplo a quatro países do sul da América.
Neste âmbito, no Paraguai, o terceiro país programado, deverá rubricar, no dia 17 do corrente mês, um acordo geral de cooperação e um memorando de entendimento sobre consultas entre os ministérios das Relações Exteriores respectivos.
Já no Brasil, está agendada a discussão de questões viradas ao incremento das relações Sul-Sul, tendo em conta a
complementariedade das economias de ambos países.
Igualmente tratará com o seu homólogo Celson Amorim assuntos relacionados com a zona de paz e cooperação do atlântico sul e o seu alargamento a outros estados latino americanos banhados pelo mesmo oceano, bem como a implantação do Programa de Acção de Luanda.
À comitiva ministerial integra, entre outros, o embaixador nos quatro países em visita, Leogevildo da Costa e Silva, e os directores para a cooperação bilateral e da América, Mário Cabral e Balbina Dias da Silva, respectivamente, bem como o ministro conselheiro Osvaldo Varela.
|