ENP recupera pontes sobre os rios Luanica e Kiende no Zaire
Foto Divulgação |
|
|
|
|
Luanda, 21/09 - As pontes na província do Zaire sobre os rios Luanica, 15 quilómetros a norte de Mbanza Congo, e Kiende, no troço Tomboko/Mbanza Congo estão a ser reparadas pela Empresa Nacional de Pontes (ENP), a fim de se melhorar a circulação rodoviária na região.
Em entrevista à Angop, o director técnico da ENP, José Henriques, adiantou que as empreitadas, avaliadas em 398 mil 606 dólares e um milhão 851 mil 553 dólares, respectivamente, obedecem à política de recuperação e construção de estruturas consagradas no Programa de Investimentos Públicos (PIP), a fim de se aumentar
e melhorar a oferta dos serviços sociais básicos à população, sobretudo nas localidades do interior, de modo a se incentivar e impulsionar o seu desenvolvimento.
De acordo com o responsável, as obras de recuperação, em curso desde o mês de Julho e com previsão de duração para quatro meses, mostram-se preponderantes no quadro da restituições das infra-estruturas rodoviárias nacionais, pois urge a necessidade de se restabelecer a ligação entre os municípios da província e facilitar-se a circulação a nível das localidades.
A nível nacional, referiu, existem outras obras em curso ou em fase de conclusão
na província do Zaire, onde se está a recuperar a passagem hidráulica (ponte) sobre os rios Luakeno, Lukunga e mais três entre as localidades de Mukula e Lukunga.
José Henriques disse estarem a ser encetados contactos no intuito de se estabelecer
parceria com outros empreiteiros, por forma a se dar início a empreitadas na província do Bié, onde se prevê a intervenção da ENP nas pontes sobre os rios Bembe e Kuiva, projectos até ao momento em estudo, daí serem indisponíveis os valores a gastar na recuperação ou construção das obras.
A nível da província da Huíla, sublinhou, a ENP pretende melhorar os acessos aos
municípios de modo a se facilitar a circulação das viaturas de apoio às empreitadas
e se permitir maior abrangência na actividade de recuperação das pontes localizadas
nos troços de ligação entre as municipalidades e, consequentemente, as
províncias limítrofes.
Nesta perspectiva, a ENP pretende construir uma ponte de raiz sobre o rio Makelo, no município da Matala, avaliada em 365 mil 945 dólares, assim como está a proceder a estudos para uma intervenção numa das pontes do município do Quipungo.
Na província de Malanje, prevêm-se trabalhos nas pontes sobre os rios Mafumbue,
uma no troço Calandula/Camabatela, município de MalanJe e Kwanza Norte, respectivamente, após o término do processo de desminagem, remoção de escombros e a inventariação total das infra-estruturas danificadas durante o conflito armado.
De igual modo serão feitas intervenções na ponte sobre o rio Brige, na região de Filambongo, entre o Nzeto e Tomboco, na província do Zaire, em associação
com outros empreiteiros, bem como na ponte sobre o rio Lufumo, na comuna de
Kicabo (Bengo), já em fase final.
O município da Baía Farta, em Benguela, vai beneficiar-se de uma ponte sobre o
rio Uxe, enquanto na província do Moxico serão edificadas pontes sobre os rios
Cassai e Muxilo.
Constitui prioridade da ENP erguer uma ponte sobre o rio Kuzo no Kwanza Norte,
entre Lucala e Samba Caju, projectos enquadrados no Programa de Investimentos
Públicos do Governo Central para facultar a circulção.
|