Governo huilano injecta mais de USD 800 mil na recuperação da ponte sobre o rio Kuvango
Foto Angop |
|
|
Ponte sobre o rio Kuvango será reabilitada |
|
Luanda, 05/09 - O Governo Províncial da Huíla emprega 840
mil 760 dólares na recuperação da ponte sobre o rio Kuvango, no município com o mesmo nome, a fim de restabelecer a ligação com a província vizinha do Huambo e restituir normalidade à circulação de pessoas e bens na região, disse hoje, naquela localidade o administrador municipal, João Helifílua.
O responsável referiu-se à necessidade da reabilitação imperiosa daquela infra-estrutura, a cargo da Empresa Nacional de Pontes (ENP) desde Agosto, de modo a permitir um maior fluidez nas movimentações interprovinciais
Huíla/Huambo, assim como intermunicipais Chipindo/Kuvango.
Ao falar à imprensa no âmbito de uma visita de constatação das obras de reconstrução nacional, João Helifílua acrescentou que os trabalhos se encontram na fase de remoção de escombros.
"Dadas as potencialidades eminentemente agrícolas do município, urge a necessidade de se tornar fluída a circulação no referido troço, por meio da reposição dos 45 metros lineares de ponte, toda ela em betão armado e com
uma faixa de rodagem de cinco metros", disse.
João Helifílua acrescentou que "ela permitirá o desenvolvimento da agricultura através do escoamento dos resultados da produção e também da pecuária, actividades que contribuem para a subsistência dos habitantes daquele
município", realçou.
A Empresa Nacional de Pontes possui, a trabalhar na recuperação do troço Kuvango/Chipindo, cerca de 20 funcionários nacionais residentes, repartidos por brigadas que são apoiadas por meia dezena voluntários, com
idades compreendidas entre os 25 a 30 anos de idade.
Nestas obras a empreiteira prima pela oferta de oportunidades de trabalho para a juventude.
Por outro lado, sublinhou, estão a ser feitas obras de recuperação das principais vias de comunicação comunais e intermunicipais, por forma a facilitar o acesso a serviços sociais básicos como a escola, frequentada actualmente por 20 mil alunos, entre jovens e crianças.
O município conta com 92 salas de aulas para albergar os 20 mil alunos e 400 professores. Neste momento está em fase de conclusão a construção de mais uma escola primária, a ser edificada na comuna do quilómetro 50, no intuito de se reduzir o número de estudantes fora do sistema de ensino, actualmente em oito mil estudantes.
Por outro lado, a recuperação da ponte sobre o rio Kuvango permitirá um acesso mais rápido e a melhores serviços de saúde, para os habitantes de uma localidade onde a grande preocupação esta relacionada com a malnutrição.
Kuvango conta com 93 mil e 99 habitantes sobre uma área de nove mil 680 quilómetros quadrados de território, onde funcionam 19 unidades sanitárias.
Nesta localidade encontra-se um aeródromo para aviões ligeiros ou de pequeno porte e vários estudos estão a ser realizados para um maior conhecimento sobre as potencialidades mineiras da região.
No âmbito do processo de reabilitação de infra-estruturas, as autoridades
recuperaram já o clube recreativo do Kuvango, um dos mais aprimorados e com
melhor estrutura a nível da província, o centro de saúde, uma residência para
apoio ao processo eleitoral e três pontes terciárias.
Para 2007 estão programadas a recuperação de uma escola do
segundo e terceiro níveis, serviço de energia e águas, bem como a maternidade
local.
|