Futebol/Mundial: Primeira jornada mostra campeão com pouco brilho
Celle, 15/06 (Dos enviados especiais) - O Brasil, campeão em titulo, teve uma estreia aquém do favoritismo que lhe é atribuído, mas mesmo assim somou vitória sobre a Croácia (1-0), numa das partidas mais esperadas da primeira jornada da copa do mundo, concluída
quarta-feira com a maior goleada da prova rubricada pela Espanha sobre a Ucrânia.
A Tunísia pontuou para os africanos ao empatar com a Arábia Saudita a dois golos, enquanto Cote d` Ivoire, Ghana, Togo e Angola, apesar da boa réplica aos adversários mais poderosos, não evitaram a derrota.
Quanto a selecção canarinha, efectivamente, esperava-se mais dela, principal candidata a conquista do troféu dos croatas, mas estes não viraram cara a luta mesmo depois do tento solitário apontado por Kaká que, apercebendo-se da saída em falso do keeper contrario, rematou em jeito de fora da área para o fundo das malhas.
A partir desta altura, as duas equipas lançaram-se ao ataque, os brasileiros a procura do segundo golo e os croatas da igualdade. Pode-se dizer que os comandados de Parreira estiveram por diversas vezes perto do segundo tento, mas depararam-se com uma barreira bem montada pelo adversário.
O resultado não se alterou até ao final da partida e valeu o único golo marcado marcado já no final da etapa inicial.
Por seu lado, o Togo perdeu uma grande oportunidade de começar com vitória a sua participação na prova, não fosse deixar-se bater pela Coreia do Sul por 1-2, em Frankfurt, para o grupo G, quando até esteve a ganhar.
Os togoleses entraram muito bem no jogo, com um domínio sobre os coreanos durante um largo período da contenda, fruto do qual inauguraram o placard. Entretanto, os coeranos cresceram e equilibraram o desafio, aproveitando então de alguma fragilidade no sector intermédio dos africanos para nas duas boas oportunidades marcarem os golos que lhes garantiram o triunfo.
Ainda para o mesmo grupo, em Estugarda, a França e a Suíça não foram além de uma igualdade sem golos, numa partida em que os franceses eram tidos como favoritos a conquista dos três pontos.
Os franceses sentiram muitas dificuldades diante dos suíços, não encontrando soluções para violar as redes contrárias. De resto, os últimos jogos entre os dois países têm terminado sempre em empate o que demonstra que os dois conjuntos conhecem-se perfeitamente bem.
Assim os franceses, também considerados candidatos a conquista do troféu e
com estrelas capazes de levar a equipa a patamares elevados, terão de suplantar a Coreia na próxima jornada para acalentarem esperanças de passar a segunda fase da prova.
Os anfitriões - os primeiros a qualificar-se com vitória na noite de quarta-feira frente a Polónia que é por sua vez a primeira a voltar para casa - abriram a prova marcando quatro golos, mas sofreu dois diante da Costa Rica.
|